quinta-feira, 26 de abril de 2012

Espreitando o tráfego marítimo antes de dormir

Como hoje foi 25 de Abril e me apetece ser educativo, mas não vi um boi dos discursos do Cavaco e amigos, vou deixar aqui um site que é útil e instrutivo, e que costumo espreitar de vez em quando:

http://www.marinetraffic.com

Esta maravilha de site mostra a posição actual  dos navios ao largo da costa de (quase) qualquer região do mundo, da Patagónia à Gronelândia, ao largo de Cascais, eles estão lá, com latitude e longitude, velocidade, porto de destino, país onde está registado, tipo e fotos!

Por exemplo, agora passou pelo ponte 25 de Abril o cargueiro AB Valencia, a 9 nós em direcção a Lisboa, com bandeira de Antigua e 94m de comprimento. Ao mesmo tempo, ao largo da Gronelândia, o pesqueiro Markus segue para sul a 4 nós, e perto dos Açores, o petroleiro Ioannis de Malta, navega para Gibraltar.

Fantástico, até dá para apanhar os cacilheiros, olhando para o Tejo na altura certa. Um mundo inteiro cheio de  navios de todas as formas e tamanhos a navegar lá fora e nós podemos assistir em qualquer altura.

Isto sim é educativo, quem precisa de discursos?


segunda-feira, 23 de abril de 2012

Máquina de Coca Cola movida a abraços

Eu não costumo ser um tipo invejoso e acredito que o que temos aqui é tão bom quanto o que há no resto do mundo...

Mas para este caso tenho de abrir uma excepção, porque é não fomos nós a fazer isto? Porque é que não as temos por cá? Digam lá se não era fantástico passar no metro e todos os dias de manhã ver o pessoal a fazer as máquinas de venda funcionar assim...




http://www.thestar.com/business/article/1162603--coke-s-touchy-feely-campaign-hug-a-vending-machine-for-a-free-can

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Cidade pequena, Vilnius, Livros proibidos, Viva a revolução, Carimbos holandeses

Postais, postais, postais, mais postais de primavera para a colecção, yay!

A América manda uma rua da terrinha calma e sonolenta onde vive, presumo que isto é o equivalente à nossa aldeiazinha Alentejana de cascos de rolha?


A Lituânia manda faz o contrário e manda a capital Vilnius, é um bom sitio para visitar, talvez volte lá um dia?


Okinawa no Japão manda uma moça que lê livros proibidos e está à espera que volte o sol depois de uma grande chuva de primavera, coragem, ele há de vir...



A Inglaterra pede para me juntar à revolução e derrubar o Império Galáctico, infelizmente isto vai ter de ficar à espera juntamente com outras coisas que gostava fazer quando receber a minha nave espacial...


A China estuda na Holanda e colecciona carimbos, e por isso aproveitou para fazer um postal personalizado, obrigado! (apesar de ser lixado para fotografar)


E por agora são estes, vamos esperar que os próximos aterrem...

domingo, 15 de abril de 2012

A arte de fazer um bom avião de papel

A Web é uma coisa fantástica, é como ter a maior biblioteca do mundo aqui à mão, podemos ler e aprender tudo o que quisermos. E melhor ainda podemos aprender o que nem sabíamos que queríamos conhecer!

Como o método para fazer um dos melhores aviões de papel já experimentados, há alguns dias atrás nem sabia que existia este modelo de avião de papel, todo certinho e cientifico com os passos a dobrar, agora não só já o conheço como sei que faz parte de uma grande biblioteca de instruções de tipos de avião.

E a biblioteca de aviões é só a ponta de uma biblioteca de instruções para fazer todo o tipo de coisas, partilhada por toda a gente que tem uma receita ou um truque, comida, construção, tecnologia...

Se calhar algumas delas até serão úteis, mas vejo essas quando acabar o meu avião. :)

http://www.instructables.com/id/how-to-make-the-best-paper-airplane

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Os óculos mágicos do Google

Vi este video noutro dia, uma ideia para óculos com o Google incorporado. Basta colocar a engenhoca e podemos Googlar enquanto andamos, conversamos ou lavamos o hipopótamo de estimação.



Normalmente fico entusiasmado com as engenhocas, e a parte em que ele faz um video com o cavaquinho parece porreira, imagem, acabaram-se os tempos em que era preciso tirar a máquina do bolso, basta olhar, mandar tirar e pronto! Um vídeo ou uma foto tirados logo ali no momento.

Mas mesmo com isto, esta coisa assusta-me um pouco (e não é só por o tipo dos óculos precisar de um mapa dentro da loja, bolas, até eu que sou rei entre os distraídos consigo safar-me andando um minuto pelo sitio e olhando para as prateleiras)...

Primeiro a publicidade, está-se mesmo a ver que vão aproveitar para passar anúncios, até podem tentar ser discretos mas ir a andar e aparecer publicidade no canto do olho quando olho para uma loja deve ser um bocado incomodo. Olha, aquele livro que... *Amazon.com - The Ten Thousand - 5.99*!

Depois, a parte em que ele vê a distância a que o outro tipo está, não sei se gosto da ideia de poder seguir os outros e de me seguirem a mim, isso costumava ser algo que acontecia quando um filme ou num livro queriam mostrar que os personagens viviam numa ditadura. *Vicente a 5 km a Sudoeste - desloca-se para Norte a 30 km\hora aproximadamente *

E em cima disto, o facto de se ter de falar para comandar aquilo, eu sempre achei que aqueles auriculares sem fios faziam as pessoas parecer que tinham macaquinhos no sotão. Vou viver num mundo em que toda a gente fala para o ar? E espero que vejam bem por onde andam!

Bom, pelo menos posso divertir-me a fingir que estou a comandar a coisa com pedidos fora do vulgar (Telefonar presidente! Email, DocumentosSecretos.pdf! Sistema orbital, activar canhão de partículas!) e ver a reacção das pessoas...

domingo, 8 de abril de 2012

A amêndoa de Páscoa - uma criatura migratória?

Isto foi uma bela Páscoa, muito sol, belos passeios, ver os navios da Nato atracados em Santa Apolónia, uma pessoa muito importante mais animada, um livro de banda desenhada de ficção cientifica dos anos 50, uma espetada saborosa num restaurante perdido nas terreolas para lá de Sintra, e há uma loja que vende morangos de astronauta em Lisboa, a ver se experimento nesta semana.

Tudo porreiro, só tenho uma dúvida...

As amêndoas de Páscoa serão inteligentes?

Explicando melhor, como tenho um fraco por doces e não quero aumentar muito a cintura decidi fugir um pouco a elas, por isso comprei só uma caixa pequena (com chocolate e canela) e para além disso aproveito para empurrar algumas para familiares e pessoas conhecidos que não estejam preocupados com o peso.

Pequeno imprevisto, chega uma caixa de amêndoas de licor cortesia do resto dos Vicentes, ok, parece que afinal vou ter mais algumas.

Mas esperem, uma avó Vicente recebeu algumas caixas de amêndoas com chocolate negro extra e como já tem doces que cheguem procura uma casa para elas, e uma aterra ao lado das de licor.

E mais uns ovos com chocolate...

E de alguma maneira a caixinha pequenina arranjou 3 amigas, em todas as Páscoas acabo sempre com mais coisas destas do que esperava e sei fazer com elas, como será que fazem isto? Será que a amêndoa é uma  criatura inteligente que migra nesta altura do ano?

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Socorro! Estou a ficar louco

Estou a ficar louco, doido, passado dos carretos, não sei se é por tentar lidar com gente fora do vulgar ou se sou eu que tenho uma dificuldade especial em compreender as pessoas, mas a verdade é que sinto que estou a viver num manicómio.

Temos alguém que nos é bastante próximo, óptimo, porreiro, é disso que precisamos para combater a solidão.

O tempo passa  e vemos que com essa pessoa as coisas podem ser uma grande aventura, um plano ou uma ideia pode ser adiada meia dúzia de vezes para de repente ir para o lixo, um sonho planeado durante semanas é abandonado quando tudo está a postos para acontecer, enfim, aprendemos que os planos têm tantas hipóteses de desaparecer como de acontecer.

Chato, mas isso supera-se, só que a mesma coisa estende-se aos estados de espírito, ela pode muito bem estar satisfeita com o teu apoio, irritada por pensar que não pensas nela, pensar que és um tipo porreiro, tudo ao mesmo tempo. A satisfação troca de lugar com a irritação e a meio da noite tens de estar pronto a dar um plano para o futuro.

Um plano para alguém que facilmente rasga planos e depois se queixa que não se consegue sentir segura em relação ao rumo da vida. Alguém que não fazes ideia de qual vai ser a opinião dela amanhã ou depois.

Como é que resolvo esta embrulhada?

Socorro!

domingo, 1 de abril de 2012

O grande avião de papel do Arizona

Encontrei isto há alguns dias, imaginem, no estado do Arizona há uma equipa a trabalhar no duro para conseguir construir um...

Avião de papel! Um avião de papel gigante, tão grande que tem ser levantado de helicóptero para voar!

Estas pessoas são génios, génios de facto, não há volta a dar, quem diz "E que tal se a gente fizer um avião de papel gigante?" e segue em frente, merece toda a admiração e mais alguma.




http://greatpaperairplane.org/