sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O grande livro da treta!


Um dia à hora do almoço andava pela Fnac quando vi um livro que gritava em letras grandes "2032", fiquei curioso, o que é poderia haver de importante em 2032?

Bemn, depois de folhear este livro um par de vezes, continuo a não fazer a minima ideia do que vai acontecer em 2032, mas posso dizer que vi uma obra de arte... o grande livro da treta! Um livro inteiro dedicado à treta, uma homenagem à treta, todas as páginas cheias de treta pura não contaminada pelo mínimo vestígio de ideias ou factos, palavras palavras que não querem dizer um boi.

O ponto de partida para isto é o uma "Líder espiritual do novo Milénio", Diana Qualquer Coisa, que supostamente vai mostrar como será o mundo em 2032. Em teoria ela usou algum super-poder espiritual para ver o futuro...

Mas na prática o que foi para o livro foi um grande monte de nada, querem saber como vai ser o ano 2032 segundo o livro? Então, vai haver um blá-blá-blá de chacras e karma, há terramotos e vulcões que limpam os espíritos, e isso dá  uma "idade de ouro" ou algo parecido, e ficamos todos felizes.

Incluindo os que ficaram esmigalhados no terramoto das limpezas? Isso vai um raio de uma "idade de ouro" para eles.

Bom, acho que não consigo mesmo fazer justiça à treta do livro, a maior parte das pessoas sentia a obrigação de tentar dar algum sentido, alguma explicação que resistisse a cinco minutos de pensamento, mas ela não, ela teve a coragem de se sentar e escrever "O futuro? Ora bem, vai haver uma idade de felicidade, pronto! Porquê? Então, porque treta do karma, e... e... terramotos! Terramotos, pronto, está feito, embora almoçar."

Isto realmente é um talento, quantas pessoas conseguem ter a coragem para escrever algo que não diz absolutamente peva e cobrar dinheiro por isso sem se desmancharem a rir ou atirar fora o manuscrito com vergonha?


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O que é que isto faz?!?

Isto é fantástico! Isto é engenhoso! Isto é porreiro! Isto é de génio!

Isto pega naquelas bolas todas e...

Bem, não é fácil explicar, mas isto basicamente pega nas bolas e...

Eu sei que esta explicação não está a correr bem, mas o principio básico da coisa é fazer algo assim como um...

Pronto! Desisto! Só sei que é das melhores coisas que vi construírem até hoje e está a dar-me vontade de voltar a coleccionar lego e imaginar um projecto qualquer.


Tu que fizeste isto, mereces um prémio, onde quer que estejas...

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Arquitectura Alemã, Colorido Bielorrusso, Mapa Holandês, Turku Finlandês, Brasões Checos, Pássaro Russo Lituano, Pavões Vegetais Sul Africanos

Mais postais, o resto dos postais de verão...

A Alemanha manda arquitectura, acabamos sempre por ter uma bela colecção disso quando coleccionamos postais, se daqui uns milhares de anos um arqueólogo descobrir os meus ele vai ficar doido de alegria a analisar as fotos das casas e das ruas do século XXI.


A Bielorrússia junta ainda mais arquitectura com este monumento ultra-colorido.


A Holanda mande este mapa do país à volta da aldeia dela, e com brasões em miniatura nas cidades para conhecer a heráldica delas, obrigado Holanda!


A Finlândia diz-me que adora Turku, e eu também, já agora porque não?


A República Checa manda brasões também, se isto continua vou conhecer os símbolos de todas as cidades daqui até à Rússia, obrigado.


A Lituânia foi descobrir este postal Russo no meio de uns livros numa banca à beira da estrada em Kaunas,, quase que fez uma caça ao tesouro para me mandar este pássaro.


E para acabar, o primeiro postal da África do Sul traz dois pavões vegetais, obrigado.


E é isto por agora, vou esperar por mais...

domingo, 9 de setembro de 2012

A crise ataca! Fotos alarmistas em perigo!

Crise na Zona Euro! Há crise hoje, houve crise ontem, vai haver crise amanhã, há crise no verão, no outono,  no inverno e na primavera. E não há fim à vista, o Coelho e a Merkel, querem sempre mais austeridade, querem sempre tirar mais um bocado às pessoas comuns mesmo que afunde a economia mais um pouco.

E esta crise eterna está a ter consequências muito graves...

É preciso não esquecer que enquanto há crises há noticias!

E cada noticia precisa de uma foto a acompanhar, sendo noticias sobre os problemas do Euro, é lógico que tenham de mostrar algo relacionado com a moeda e dificuldades.

No principio das crises, tudo bem, era uma moeda de Euro com uma sombra por cima, uma moeda com uma racha, ou outra coisa do género. Mas agora já passaram muitas noticias, a sombra já foi usada, a racha também, a moeda a afogar-se igualmente, e agora?

As ideias para fotos de Euros partidos estão a acabar!

Chega-se a um ponto em que não há mais combinações boas que sugiram "Euro" e "problemas", se isto continua assim não vai haver maneira de fazer mais noticias com imagens sugestivas!

E agora? Como pode existir crise sem noticias assustadoras? Vamos criar um paradoxo? Os líderes Europeus têm de agir para parar a crise antes de chegarmos a esse ponto!

Rápido! Rápido! O relógio está a contar e as ideias estão a esgotar-se!

http://www.spiegel.de/international/zeitgeist/photographers-try-to-find-new-ways-to-illustrate-euro-crisis-a-854135.html

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Descartes Japonês quebra a barreira da normalidade

Filosofia, pensamentos profundos e discussões rebuscadas, argumentos que nos fazem pensar se o mundo não será afinal um grande bolo de arroz esquecido em cima de tartaruga, se o som existe por si próprio e gosta de comer pipocas no cinema quando cai árvore no meio da floresta e não ninguém para ouvir. Ler poemas de um heterónimo do Fernando Pessoa e pensar no que isso nos diz sobre a utilidade da civilização.

Ou pelo menos algo parecido como isso, de qualquer forma, nos meus tempos de escola, a filosofia era daquelas disciplinas esotéricas em que não víamos bem a utilidade mas lá fazíamos de qualquer maneira. O Fernando Pessoa até era bom mas o resto das leituras era capaz de por um rinoceronte viciado em café a dormir.

Mas agora os tempos são outros, e descobri, por acaso, que no Japão fizeram um livro para dar a conhecer de uma forma divertida os grandes filósofos Europeus, uma maneira de tornar os Spinozas, Kants e Descartes menos aborrecidos para os não iniciados e apresentar as ideias deles sem ser de uma maneira séria e sisuda, para que isto tudo possa ser digerido por uma pessoa comum.

É muito bom, sim senhora, só que eles fizeram isto assim a modos que um bocado estranho...

Mesmo muito estranho...

É mais fácil eu mostrar, até porque se contar não acreditam...

Pessoal, digam olá ao Descartes!


Sim, sim, o do "Discurso do Método" e do "Eu penso logo existo"! Parece que no livro ele reencarna para discutir as ideias dele, juntamente com outras grandes figuras, e recebem todos esta aparência, e, e...

Pronto, isto havia de fazer sentido se eu fosse Japonês, provavelmente, talvez, quem sabe.

http://aya.shii.org/2011/09/17/european-philosophers-become-magical-anime-girls/

Escrever estas coisas depois de ver um episódio da "Quinta Dimensão" é sensação estranha como o raio, até dá para imaginar a música do genérico a tocar...