Ontem tivemos um choque, tempestade, chuva torrencial e mais de 30 mortos na Madeira, alguns podem dizer que foi um "acto de deus" ou a vingança de "Gaia" pelas nossas transgressões ambientais.
Mas não é esse o caso, o mundo em que vivemos é uma colecção de sistemas fantasticamente complexos, às vezes influenciados pelas nossas acções (e de forma nem sempre previsível) outras por coisas completamente fora do nosso controlo.
Esta teia de sistemas não tem nenhuma inteligência a "puxar os cordelinhos" por detrás, nenhum deus da chuva ou do trovão, nem "mãe natureza" ou "Gaia", nem deus todo-poderoso, esta teia é impessoal, não é nem cruel nem benevolente, simplesmente existe.
As pessoas têm um pouco o hábito de dar rostos às coisas, mas no caso do nosso ambiente não devemos esquecer que não há nada a que podemos rogar ou suplicar, são questões de causa e efeito, não há espaço para negociar ou pedir perdão ou fugir das consequências dos nossos actos e das forças que se movimentam à nossa volta, por isso temos de tentar lidar o melhor que podemos com o que o clima nos atira e tentar não o influenciar num mau sentido.
Sem comentários:
Enviar um comentário