Ok, alguém lá nas alturas do poder achou boa ideia extrair umas estatísticas do povo, onde vivem, onde trabalham, como vão para onde trabalham, onde estavam num certo dia, se já tinham nascido num certo ano, que se são ateus, cristãos ou sacrificam virgens a uma criatura tentacular que dorme numa cidade afundada nas profundezas do oceano Pacífico.
E até há multa para quem não responder, nem pensar em escapar ao grande esforço estatístico toca a preencher as caixinhas para ficarmos todos muito bem etiquetados e categorizadinhos, prontos para nos espremerem até à última gota em nome da austeridade.
Ainda não recebi o meu questionário mas já dei uma espreitadela rápida a um deles, e lá encontrei um golpe de génio. No meio daquelas perguntas todas está a perguntar à pessoa se é analfabeto, e melhor ainda, vem um pequeno texto explicativo a ajudar, "Se memorizou algumas frases e letras mas não sabe ler e escrever assinale analfabeto".
Sim, eu sei que as pessoas por detrás disto esperam que os analfabetos partilhem o "divertimento" dos impressos e perguntas abelhudas com um amigo mais instruído, mas não deixa de ser engraçado ver um texto explicativo para analfabetos.
Sem comentários:
Enviar um comentário