terça-feira, 13 de julho de 2010

The Rolling Stones

Mais uma leitura, com uma visita ao futuro dos anos 50, colónias pelo sistema solar, foguetes com carga e passageiros a voar de um lado para o outro e mineiros a saltar pelos asteróides.

E lá vamos nós numa viagem com uma família irrequieta de apelido "Stone" que acha a sua vida numa cidade lunar demasiado monótona e decide partir em busca de outros horizontes numa nave espacial usada comprada a bom preço. Pelo caminho vamos vendo a paisagem deste futuro "retro" e conhecendo os seus habitantes.

No fim o livro é "retalhos da vida entre os planetas". O autor escolheu dar atenção à maneira como as pessoas vivem no seu futuro imaginado em vez de mostrengos extraterrestres. E é por isso que vale a pena ler isto, os detalhes da tecnologia e dos planetas parecem antiquados agora que a tecnologia avançou e temos mais informações sobre o nosso sistema solar mas mesmo assim ficamos com a sensação que estamos a ver um mundo que funciona, que existe.

E até parece um bom futuro, pode não ser nenhuma utopia, as pessoas ainda trabalham (algumas muito duramente) para ganhar a vida, mas a espécie humana consegue adaptar-se aos ambientes que vai encontrando e arranjar um espaço para si em quase todo o lado.

Nem utopia, nem catástrofe, nem sociedades com regras e tabus esquisitos, o futuro é povoado por pessoas iguais a nós com alegrias, amores, empregos e preocupações , acho que nisto o autor acertou em cheio.

Sem comentários:

Enviar um comentário