quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A casa Horsa

Hoje em dia os planadores de transporte de tropas estão extintos, são uma curiosidade que foi usada antes da chegada do helicóptero. Mas nos anos 40 eram uma maneira de fazer chegar tropas e equipamento por via aérea sem pista, o plano era rebocar o planador até estar sobre o destino, soltar o cabo e esperar que ele conseguisse aterrar num lugar mais ou menos plano sem se espatifar contra algo no solo. A aterragem era áspera e o planador acabava muito ou pouco partido, esperava-se que pouco para que o conteúdo e os passageiros  sobrevivessem.

Um deles era o Airspeed Horsa, construído no Reino Unido durante a 2ª guerra mundial, nos anos logo a seguir ao fim da guerra ainda restavam alguns, o que fazer com eles?

Alguns, poucos, acabaram em museus, outros foram usados em ensaios, e outros tiveram um destino mais original, foram transformados em casas!


Casas um bocadinho pequenas, mas completamente funcionais, com 3 divisões, feitas de pedaços de Horsas cortados e mobilados. Uma delas foi usada durante 50 anos.

Pouco convencionais, mas até parecem confortáveis e, olhando para o vídeo, fáceis de transportar e mudar de lugar. Um belo exemplo de reciclagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário