sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Coisas que aprendi a viajar

Estou de volta de uma viagem pelo Mediterrâneo e decidi partilhar algumas lições úteis e culturais, para quem quiser passar pelos mesmos sítios...

Toledo tem uma fascinação por facas, se calhar viram o anúncio de televenadas do Japonês que corta tudo vezes a mais, é melhor não questionar. Os azuleijinhos azuis estranhos no chão de algumas ruas são na realidade caracteres hebraicos.

Se alguma vez passarem pela Tunísia, primeiro bebam o chá com pinhões que é porreiro, depois comam os doces, e no final se tiverem o coração forte, então sim, é que compram umas recordações. O vendedor Tunisino é um mestre na arte marcial do Reh-Gah-Teyo, rápido nos reflexos e esperto como uma raposa sobre-dotada que fez um doutorado de esperteza, o preço inicial baixa para metade e ainda ficamos com a sensação que nos esfolaram.

A Sicília no verão é quente, quente, quente, vejam as ruínas Gregas de um sitio à sombra (sim, ela tem uma pilha de coisas Gregas, especialmente em Siracusa). Também tem bons papiros como o Egipto por alguma razão estranha.

Quando pararem em Nápoles visitem Herculano em vez de Pompeia, toda a gente se mete em Pompeia quando Herculano está melhor preservada, é um daqueles pequenos mistérios da vida. Cuidado com os condutores também, pensam que nós aqui somos maus e sacanas com os peões? Ha!

Luca é uma bela cidade para visitar, se saírem de lá sem comer um gelado na gelataria do pinguim na praça perto da casa do Puccini, pena. Montes de bicicletas mas os nativos descobriram a campainha, aleluia! Por alguma razão estranha as lojas típicas têm máscaras de Veneza.

Pisa, a torre inclinada (que começou a ficar assim logo durante a construção, e o empreiteiro tentou desenrascar, pensem nisso quando disserem que temos aldrabões na construção), o acesso é controlado com grupos limitados e hora para usar o bilhete. Mas não fiquem tristes, podem ver a lâmpada do Galileu na catedral mesmo ao lado e ouvir o eco no monumento redondo (vocês vão ver quando lá chegarem) (atenção que o gritador faz as demonstrações de meia em meia hora).

Nice, hotéis finórios a dar com um pau, mas o melhor sitio para uma visita é o bairro antigo, não percam "La Cure Gormande" e um bom chocolate.

E no fim disto tudo, aproveitem para ver as fotos:

https://picasaweb.google.com/Paulo.Alexandre.Vicente/TunisiaItaliaNice

Boa noite e boa viagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário