domingo, 10 de fevereiro de 2013

A filosofia dos amigos que se atiram da janela

Uma coisa engraçada e interessante, na semana passada estava a ler os últimos cartoons do XKCD e encontrei um que levanta uma questão filosófica muito importante e dá um bom ponto de partida para explorar a sabedoria popular...

Se os teus amigos se atirassem da janela, tu fazias o mesmo?

De certeza que toda a gente já ouviu isto, é suposto responder que não, os nossos amigos estão a fazer algo obviamente estúpido, nem devemos pensar em ir atrás deles, é uma forma de dizer que seguir o grupo pode ser perigoso e idiota.

Tudo muito bem, mas pensando mais na analogia, ela não funciona assim tão bem. Porque é que os nossos amigos estão todos a fazer algo que é perigoso e idiota ao mesmo tempo? É suposto pensarmos que eles perderam a cabeça, mas isso simplesmente não parece plausível. Se calhar a resposta mais lógica para esta situação imaginária seria perguntar "Depende, talvez, eles têm uma cabeça também, porque é que estão a fazer isso? O que é que se passa?".



E aproveitando a oportunidade para mais uma coisa...

Em casa de ferreiro, espeto de pau.

Ou seja, o ferreiro devia ter um espeto de ferro, sim, é possível, mas pensando bem outra vez,  pode ter uma razão por detrás. Porque é que o ferreiro tem necessariamente de fazer um espeto para ele próprio? E se o trabalho dele for fazer ferraduras, por exemplo? Será que ele pode mesmo parar para fazer o espeto, e o de pau não servirá o suficiente? E se não for, ainda pode ir comprar a outro ferreiro antes de perturbar o trabalho dele.


3 comentários:

  1. Isso dava agora aqui uma discussão filosófica...:)
    Em relação ao primeiro caso eu chegaria á conclusão de que talvez os meus amigos andassem a fumar ou beber coisas nas minhas costas:) ou estivessem malucos de todo (a vida pode fazer isso!)
    quanto o segundo, discordo. Se eu fosse um ferreiro fazia o espeto de ferro mais bonito para mim, por isso ainda não desisti de me casar com um carpinteiro que me fizesse os móveis mais bonitos de todos...
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Davas uma ferreira habilidosa mas pouco capitalista. :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem, tendo em conta que o capitalismo não anda muto bem de saúde!:)

    ResponderEliminar