quinta-feira, 25 de abril de 2013

O futuro das pipocas do Miguel Gonçalves

Encontrei isto há alguns dias, um robô cozinheiro Chinês a trabalhar nos restaurantes de lá. Os donos dos restaurantes gostam e a empresa vai produzindo e vendendo cada vez mais.

Bom, chamar-lhe cozinheiro talvez seja um bocado exagerado, o trabalho dele é cortar fios de massa para a panela, mas corta sem se cansar e sempre da mesma forma, e mais importante para o dono do restaurante, é menos uma coisa que precisa de um empregado humano na cozinha.

É o futuro dos trabalhos simples, feitos por uma máquina mais barata do que um humano. Vão continuar a existir empregados certamente, mas para vigiar e reparar as máquinas quando elas dão problemas, e assim onde antes havia um exército de cortadores a tratar da massa dos restaurantes passa a haver máquinas supervisionadas pelo dono e reparadas por alguns técnicos.

Vai acontecendo, há bastante tempo escrevi aqui no blog sobre uma máquina que fazia e vendia pizzas, há alguns meses apareceu a noticia de uma que fazia hambúrgueres, todo o trabalho simples repetitivo vai ser  automatizado logo que aparecer uma máquina barata o suficiente para ele.

E agora Miguel? O que é o estudante vai fazer quando o centro comercial achar melhor instalar uma máquina de pipocas? (vou ser caridoso e pensar que ele não é parvo o suficiente para sugerir que se fosse vender pipocas sem autorização, à candonga)

Vamos em direcção a uma cultura que precisa de menos trabalhadores, vamos ser muito mais produtivos e ter muitas pessoas que não serão necessárias para produzir, temos pena da sensibilidade dos Coelhos e Migueis, mas vão ter mesmo de guardar uma fatia dos ganhos para os subsidiados.


http://singularityhub.com/2013/04/19/chinese-restaurant-owner-says-robot-noodle-maker-doing-a-good-job/

1 comentário:

  1. Deus me valha Mim não gostar,a comida tem de ser feita com alma, coisa que as máquinas não possuem...

    ResponderEliminar