sábado, 13 de março de 2010

Uma pequena conversa entre eu e eu

Hoje encontrei isto, http://chayden.net/eliza/Eliza.html uma versão do ELIZA, um programa concebido nos anos 60 para conversar com pessoas, respondendo ao que elas escrevem no teclado.

Isto não quer dizer que o autor descobriu uma maneira de transformar os computadores em seres inteligentes, o programa funciona "simplesmente" devolvendo à pessoa o que ela escreveu numa forma diferente.

Por exemplo, "Gosto de chocolate." transforma-se em "Porque gosta de chocolate?", é uma conversa entre a pessoa e ela própria, um espelho. Uma oportunidade para dar uma forma mais sólida aos nossos pensamentos e os examinar, ou apenas para nos divertirmos e ver onde estas conversas, ás vezes surreais, nos levam.

Dito assim parece rudimentar, somos capazes de pensar que uma pessoa vai só escrever uma frase ou duas e desistir quando perceber o que se está a passar. Mas não é isso o que acontece, as pessoas com um estimulo inicial e algumas respostas podem falar e falar. A nossa imaginação pode pintar todo o tipo de quadros a partir de um punhado de palavras.

Entretanto já surgiram outros programas do mesmo género, mais elaborados, mas esta primeira versão ainda consegue ser bastante divertida e uma oportunidade para uma boa conversa entre eu e eu ou tu e tu...

Sem comentários:

Enviar um comentário