segunda-feira, 29 de março de 2010

Os ídolos

Ontem de manhã, antes de sair para o trabalho, liguei a televisão por uns minutos e vei as noticias. Normalmente não passam nada de interessante, mas desta vez houve uma coisa que despertou a atenção.

Temos uma associação de ateus, que aproveita para lembrar que os gastos e a febre à volta da visita do papa serão um pouco excessivos.

Provavelmente não mudarão a opinião de muitas pessoas mas até terão razão. Ás vezes as pessoas desligam a parte racional da mente e dão uma importância pouco saudável a pessoas que são apenas seres humanos de carne e osso como todos nós. Jogadores de futebol, músicos, actores, místicos e outras figuras espirituais, costumam provocar este efeito.

É um efeito perigoso, os fãs esquecem que os seus ídolos são mortais, e assim podem engolir um belo disparate só porque vem da boca do "grande", apesar de ele nem perceber do que fala.

E neste caso é ainda mais perigoso, uma figura religiosa ganha uma certa aura de legitimidade, apesar de a pessoa por detrás ser tão humana e falível quanto as que a veneram.

Para evitar cair nesta armadilha temos de tentar não levar os nossos ídolos demasiado a sério, tentar olhar mais para as ideias do que a pessoa e não esquecer que no fim o mundo real tem sempre a última palavra...

Sem comentários:

Enviar um comentário