terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Sódio - um amigo divertido

Hoje fiz uma viagem de volta às aulas de química, cortesia do YouTube, o Sódio é um material fantástico, basta ter um pouco de água e temos um espectáculo instantâneo.

Mas melhor do que contar é mostrar, aqui está um exemplo com pedaços pequenos e precauções e tudo mais, parece uma experiência divertida.



E ainda melhor, a versão "Polacos malucos", com pedaços maiores e menos protecções, simplesmente larga aquilo dentro do balde de água e CORRE, CORRE, CORRE!



Mas a melhor de todas foi a feita pelo governo dos Estados Unidos em 1947, há barris deste material perigoso que já não são necessários? Não há problema, basta rolar o barril até um lago e está tudo resolvido, isto sim é uma experiência química espectacular!

2 comentários:

  1. Como experiência para se observar a dos EUA tem mais impacto,ou não fosse na América, que é tudo em grande. Mas já agora não fez mal á água nem aos seres vivos do lago? Se calhar até fez, mas nessa altura ninguém se lembrava dessas coisas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Mal à água não deve fazer e o narrador disse que não havia peixes no lago, por isso acho que não morreu nada com esta brincadeira.

    Realmente os Americanos daquela época tinham um jeito especial para não pensar muito em segurança e impactos ambientais, um certo toque de "cientista louco".

    E ainda têm um pouco disso, estamos falar do povo que inventou o hambúrguer de pizza!

    Um abraço de volta.

    ResponderEliminar