sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Olha o material radioactivo. É prò menino e prà menina...

Estava a pensar em escrever sobre outra coisa mas isto merece um post antes de tudo. As lojas já se estão a preparar para a grande onda de consumo natalício, em breve vamos andar a espremer os miolos a ver se conseguimos imaginar um presente para aquela pessoa que já tem tudo.

Com um pouco de imaginação havemos de conseguir sempre encontrar algo original, mas por mais que tentemos acho que nunca havemos de encontrar algo tão original quanto isto:




Este parente dos estojos de química foi fabricado nos anos inicio dos anos 50, equipado com instrumentos, um folheto "Como procurar urânio", um livro para apresentar as maravilhas do átomo às crianças, e amostras de autêntico material radioactivo para os pequenotes se divertirem a experimentar com a radiação. É claro que o material ia perder a sua potência ao longo do tempo, por isso cada estojo trazia o seu cupão para preencher e encomendar mais algum, juntamente com um aviso bem claro de que não haveria entregas sem o cupão bem preenchido! Aquele material não era para todos, só os que tivessem um pai rico o suficiente para gastar dinheiro nisto.

E para as famílias Americanas dos anos 50 isto era um brinquedo realmente caro, e para as crianças talvez não fosse tão espectacular e impressionante quanto os estojos de química comuns, o material era bastante fracote, quem pegasse nisto não ia conseguir fazer nada de perigoso.

Sendo terrivelmente caro e a concorrer com outros brinquedos mais divertidos e menos cerebrais, foi retirado do mercado depois de apenas 2 anos. Hoje em dia ainda é possível encontrar alguns em leilões onde são peças de coleccionador cobiçadas.


É uma daquelas coisas nada práticas mas que nos fazem sorrir com a ousadia da ideia, um brinquedo com material radioactivo incluído!

Sem comentários:

Enviar um comentário