domingo, 18 de setembro de 2011

Elefantes brancos

Há alguns dias atrás vinha um sujeito no comboio a conversar muito entusiasmado sobre as pirâmides de Gizé, a perguntar-se como os antigos Egípcios tinham construído aquilo e porquê, dizia ele que tinha de haver algo de misterioso por detrás delas.

Já encontrei estas ideias antes, livros, filmes, conversas, algumas pessoas pensam que tem de haver um motivo para que se tenha gasto tanto esforço naqueles monumentos, são enormes, o que levou os construtores a arrastar aquelas pedras todas?

Bem...

A reposta afinal não é tão esotérica ou rebuscada quanto se pode pensar, e não é difícil de perceber depois de nos lembrarmos que foram construídas por pessoas que podiam viver numa sociedade diferente mas no fundo eram tão estúpidas ou tão inteligentes como nós.

Há pouco tempo apareceu uma noticia sobre como uma das nossas cidades tinha um belo estádio que tinha custado uma bela fortuna para o Euro 2004, e que agora está vazio, está ali plantado e as pessoas perguntam-se porque é se achou boa ideia gastar tanto naquele mono.

É um elefante branco, é o que os aqueles gigantes de pedra são, algo que parece muito impressionante quando é feito, que faz as pessoas sentirem-se inchadas na inauguração, "Olha para aquilo", "O maior não-sei-das-quantas do mundo!", e que depois afinal não tem assim tanto uso quanto se pensava, afinal não há assim tanta gente para assistir aos jogos, o monumento afinal não precisava de ter aquele tamanho todo para comemorar o faraó...

Não são necessariamente maus, as sociedades também precisam de sonhar um bocadinho de vez em quando, mas são coisas que sempre existiram e sempre vão existir, nós já temos os nossos, prontos para as gerações futuras gastarem a cabeça a pensar porque é que enterrámos tanto esforço naquelas bancadas?

2 comentários:

  1. é por essas e por outras que adoro a maneira de pensar do povo romano, qualquer construção tinha que ter uma utilidade senão não valia a pena. no caso dos circos e dos coliseus era para entreter o povo de maneira a que este andasse contente e não se revolta-se. mas como li há algum tempo "o júlio césar é que havia de gostar deste povo português, os romanos sempre queriam pão e circo, os portugueses contentam-se apenas com o circo e esquecem o pão"...
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Também sou um fã dos monumentos romanos :), acho um pouco injusto que as pessoas fiquem sempre muito admiradas a perguntarem-se como os Egípcios conseguiram construir as pirâmides e não façam o mesmo para o Coliseu, ou as estradas romanas.

    As pirâmides são um grande trabalho de engenharia, sim, mas parecem mais simples do que uma arena com muitos milhares de lugares, com um sistema de escadas e corredores capaz de deixar entrar e sair toda a gente rapidamente, ou um aqueduto pronto para levar água por quilómetros e quilómetros, só com a força da gravidade.

    As pessoas esquecem-se, levantar uma pedra enorme é um desafio, mas fazer trabalhos mais pequenos mas complexos, como um arco, também é.

    E sim, precisamos de alguns romanos práticos para ver se isto se endireita um pouco, tens o telefone de algum? :)

    ResponderEliminar