sábado, 10 de setembro de 2011

Protejam-se!

Os media já andam às voltas com o 11 de Setembro há um bocado, nesta altura do ano há sempre uma estação de rádio, ou tv, ou jornal, ou revista a falar de terrorismo e torres gémeas, está a tornar-se uma tradição.

Bem, não costumo prestar muita atenção a essas coisas e não costumo andar a pensar que caixa de cartão na beira da estrada pode ser uma bomba, mas posso entrar no espírito da "ocasião" com estes filmes encontrados no YouTube no outro dia. Foram feitos para o caso da guerra fria passar a "quente" mas as explosões continuam a ser explosões, venham de soviéticos ou terroristas. Ok, certo, é muito mais improvável que os terroristas arranjem um "brinquedo" nuclear mas de qualquer maneira dão material para fazer umas pipocas e aumentar um pouco a nossa cultura nas noites de inverno que hão de vir.

Vamos lá aprender como sobreviver a uma explosão nuclear, então. Pelo que já vi, o primeiro passo parece ser saltar sem hesitar para o abrigo mais próximo, e pelos vistos é o mais importante disto tudo, o que faz sentido, vai haver radioactividade, mas para nos preocuparmos com ela temos de evitar morrer estupidamente com um tijolo em cheio na cabeça ou algo parecido. Para além disso ter algo entre nós e a explosão pode impedir que acabemos esturricados com o calor ou cegos com o clarão.

E pensando bem, essa é a grande lição destes filmes, não deixar que as preocupações "high-tech" nos façam esquecer das coisas simples e directas, a radiação pode ser assustadora e ter a atenção toda, mas o tijolo a voar (ou o banco de jardim, ou a máquina de lavar, ou a vaca...) pode ser tão mortal quanto ela, ou mais.

E da próxima vez que alguma "cabeça pensante" disser na tv que estamos em perigo e temos de recear a ameaça do dia, não deixar o medo tomar conta e recordar que há algumas décadas o mundo funcionava lindamente com a possibilidade das bombas começarem a cair amanhã...







Sem comentários:

Enviar um comentário