sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O primeiro e único imperador dos Estados Unidos da América

Estava a ver as capas das revistas, quando reparei em duas coisas, primeiro não conhecia bem a maior parte das pessoas supostamente famosas, segundo, das que conhecia, não conseguia lembrar-me do porquê de se terem tornado famosas em primeiro lugar.

Bem, pelo que vejo entrar nas celebridades hoje em dia afinal não requer talentos assim tão especiais. Qualquer animal o faz, mesmo que não faça uma única porcaria útil.

E isso faz-me pensar em alguém que se tornou numa celebridade a partir do nada, e antes de haver televisão, e sem ter de de se arrastar pela lama, e melhor ainda, foi de família real.

Apresento o primeiro e único imperador dos Estados Unidos da América, o auto-proclamado Norton I!


No inicio ele tinha uma vida normal, emigrou para a América e tentou ganhar a vida como homem de negócios em São Francisco, mas infelizmente teve um negócio com arroz que acabou bastante mal e o deixou completamente falido.

Como sair dessa embrulhada? Bem, dizem que ele perdeu a sanidade, talvez sim, ou talvez tenha pregado uma enorme partida durante anos, mas em 1859 ele proclamou-se imperador dos Estados Unidos da América.

Escreveu cartas aos jornais a anunciar o acontecimento e conseguiu um uniforme velho, começou a "inspeccionar" as ruas da cidade e a dar discursos filosóficos a quem quisesse ouvir, a fazer decretos sobre tudo, desde abolir o governo a mandar construir pontes.

E a cidade de alguma forma entrou na brincadeira, os decretos foram ignorados é claro, mas deixaram-no andar à vontade pelas ruas, os restaurantes começaram a oferecer uma refeição para ter uma desculpa para anunciar que "O imperador dos Estados Unidades comia ali" com uma placa bonita à entrada, quando o uniforme começou a ficar gasto foi doado um novo, os teatros deixavam-no entrar pela publicidade.

Morreu completamente pobre, sem um tostão furado, mas ainda hoje é lembrado, aparece em livros, há lojas que usam o nome dele, ficou na história da cidade.

Bom, suponho que até seja lógico que o tenham deixado fazer aquilo, era um louco provavelmente, mas um louco inofensivo e que dava um toque de cor à cidade, algo que podia ser aproveitado para chamar a atenção.

Mas nada lhe tira a conquista de ser transformado em realeza, e vendo bem as coisas tão real quanto outro rei ou príncipe, afinal os Ingleses têm agora uma princesa que era uma mulher comum sem uma gota de "sangue azul" há uns tempos atrás.

Quem sabe? Provavelmente todas as linhagens e casas reais começaram assim, alguém igual ao outros mas com a lata e o descaramento para se proclamar nobre...

http://en.wikipedia.org/wiki/Emperor_Norton

2 comentários:

  1. Das duas uma, ou ficou louco ou fez os outros de loucos!
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente as duas coisas, ás vezes suspeito que as nossas celebridades são tão loucas quanto ele, apenas disfarçam melhor.

    Beijinhos

    ResponderEliminar