sábado, 2 de janeiro de 2010

Blasfémias Irlandesas

Estava a ver as noticias, andando pelos sites do costume quando apanhei algo assustador.
A partir de 1 de Janeiro deste ano, na Irlanda a blasfémia passou a ser punida com 25000 euros de multa!

A lei aplica-se a qualquer material que ofenda qualquer religião, e isto torna-a realmente assustadora, por exemplo, eu não posso garantir que o que fiz e disse hoje não ofende uma das centenas (milhares? mais?) de religiões e seitas que existem pelo mundo fora.
E de certeza que um artigo de opinião a favor do casamento "gay" que se discute agora é uma grande ofensa para a igreja, felizmente não estamos na Irlanda senão seria um debate muito curto.

Mesmo que seja aplicada raramente não é inofensiva, fica ali, pacientemente à espera de ser usada em alguém que já se tinha esquecido que existia e que teve o azar de incomodar alguém mais ou menos poderoso. Podia por exemplo facilitar a vida a um primeiro-ministro incomodado com um critico mais insistente, que só tem de lembrar às pessoas certas, num simples almoço entre amigos, que fulano um dia publicou algo de certeza terá sido contra aquela lei e não será boa ideia agarrar esse terrível criminoso antes que fuja?

Bem, e pronto, só queria desabafar sobre algo que nunca sonhei ver acontecer dentro da nossa Europa, supostamente "democrática" e livre.

Sem comentários:

Enviar um comentário