sábado, 3 de abril de 2010

Perdoem-lhe que ele não sabe o que diz

Não costumo prestar muita atenção aos jornais para além da primeira página, mas hoje estou a folhear o Correio da Manhã e fico a ler um artigo de opinião sobre o caso dos submarinos, depois de falar de submarinos e corrupção e terminar com o BPP, o autor escreve "por lá, o dinheiro dos contribuintes é tratado com cuidado e com respeito", referindo-se aos Estados Unidos.

E eu fico um bocado espantado, isto seria alguma piada? Ou será que o autor não sabe dos problemas financeiros com os programas de defesa (entre outros) por lá? Os custos do "Littoral Combat Ship" e o "Joint Strike Fighter" duplicam e continuam a aumentar, e são noticia pela web inteira. Ou estaria ele a falar do dinheiro usado para salvar os bancos na crise financeira? Certamente que não, suponho eu, pelo que me lembro o pior que aconteceu à administração dos bancos e das seguradoras envolvidas foi sair sem receber alguns bónus (e até para isso o governo teve de lutar com unhas e dentes).

É certo que temos os nossos problemas a gerir fundos e dinheiros, mas isso não quer dizer que os outros sejam modelos de virtude só porque são estrangeiros. E ás vezes eles até podem ser piores do que nós, voltando aos EUA como exemplo, podem ser uma nação muito rica mas só agora com muito debate e custo estão a começar a montar um serviço de saúde para os que precisam.

Dizer que "lá fora é que é bom" cegamente é irritante quando vem de um fulano qualquer na rua, vindo de alguém que estará a ser convidado e pago para analisar um assunto e dar a sua opinião é preocupante, se este não percebe um boi daquilo que escreve como serão os outros que também escrevem para o jornal e que não li com atenção?

Sem comentários:

Enviar um comentário