sexta-feira, 4 de março de 2011

Afinal para que é que serve esta coisa da "Europa"?

Estamos em crise, não há dinheiro, o nosso primeiro ministro parte para discutir uma solução com os nossos amigos Europeus.

Parece tudo bem, afinal estamos na (supostamente) maravilhosa União Europeia, as fronteiras estão abertas, é possível comprar e vender com a mesma moeda de Lisboa a Berlim, quando há um choque na economia é sentido em todo lado, alguns escapam melhor do que os outros mas ninguém o evita completamente, por isso, se estamos todos no mesmo barco europeu é natural que todos colaborem para resolver este problema.

Acho um pouco estranho que se fale em divida Portuguesa, Grega, Irlandesa e outras, se não há barreiras e todos usam a mesma moeda não devia existir uma grande economia europeia? Algumas regiões podem estar mais fracas do que outras, mas então não é natural que as suas finanças sejam ajudadas pelas mais fortes? Especialmente se as "fortes" prosperaram com a moeda única, quiseram uma Europa unida, agora pagam o preço necessário para a ter.

Mas mais do que isto o que me faz confusão é o Sócrates ter ido ter com a Angela Merkel, é certo que ela está à frente de um país rico e influente, e se for preciso dinheiro uma boa parte sai dos bolsos deles, mas se bem me lembro a Europa tem um parlamento e um presidente em Bruxelas que pelos vistos afinal não são tão importantes quanto a pessoa à frente da Alemanha no momento.

E por isso, quando vejo as noticias falar em Merkel e Sarkozy, fico a pensar, porque raio estamos a sustentar aquela burocracia toda em Bruxelas se as decisões passam por quem governa o país mais rico?

Sem comentários:

Enviar um comentário