sexta-feira, 3 de junho de 2011

O que aprendi com o estudo da OMS

Há algum tempo apareceu uma vaga de noticias a apregoar que a OMS tinha feito um estudo que mostrava que os telemóveis podiam provocar o cancro, fiquei curioso e fui ver o que havia por detrás disso. E foi muito instrutivo, olhando para o estudo original e o tratamento que os media lhe deram aprendi que:

Primeiro, todos gostam de citar os peritos e os estudos mas ninguém liga muito ao eles realmente dizem. Os cientistas afadigam-se a estudar e a medir para descobrir indícios fracos de que o uso do telemóvel pode, talvez, possivelmente, ter um efeito no risco de contrair um certo tipo de cancro. Os media pegam nessas conclusões e correm a publicar que os telemóveis são um risco, as reservas dos cientistas são atiradas borda fora e os números que parecem mais interessantes são arrancados para serem exibidos fora do contexto.

Segundo, com um pequeno incentivo todo o bicho careta à face da terra é capaz de armar em "perito" de algo de que não percebe um boi com o maior descaramento. Lendo os comentários às noticias apanhamos logo "doutores da mula ruça" a proclamar como já sabiam que os telemóveis provocavam o cancro porque sentiam a pele quente ou dores de cabeça ou conheciam uma pessoa que teve cancro num lugar onde encostava o aparelho.

Das duas uma, ou há por aí muitos génios sobre-humanos que encontraram forma de relacionar o cancro e a temperatura da pele ou entender a causa de uma doença a partir de um único caso, e estranhamente não parecem interessados em revolucionar a medicina e ganhar um Nobel ou dois em vez de andar pela net. Ou há muita gente que aproveita estas ocasiões para se gabar e se armar em grande com o maior descaramento.

Terceiro, há um lado bom em tudo, o alarmismo dos media pode parecer chato, mas quem sabe acaba com a malta a falar no meio dos filmes? Toca a fazer figas...

2 comentários:

  1. É incrivel o comportamento dos media em relação a assuntos bastante sérios.
    Infelizmente para nós (também odeio ir ao cinema e ouvir telemoveis) não acontecerá com os telemóveis o que aconteceu com os pepinos porque já ninguém vive sem os telemoveis.
    Gostei muito do video dos tomates, não conhecia:)
    Beijo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostaste, agora vê o resto do filme, não vais ficar desapontada. :)
    Beijinhos e bom feriado

    ResponderEliminar