quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Todos temos algo a esconder

Li nas noticias que alguns deputados tiveram a ideia luminosa de publicar na internet os nossos rendimentos. Para quem apoia a ideia é uma boa causa, afinal uma pessoa de bem não ten nada a esconder,certo?

Errado!
Todos nós, ao longo da nossa vida, fazemos coisas que vão de certeza ofender alguém, para qualquer coisa que se possa imaginar existe alguém para se irritar. Era fantástico se a nossa sociedade conseguisse lidar racionalmente com as nossas diferenças, mas infelizmente esse não é o caso.

O que os outros vão sabendo sobre nós nem sempre é usado com boas intenções, seja o que fazemos (gostos, profissão, ...) ou quem somos (telefone, morada, e-mail, ...).
Aqui o perigo não virá tanto do raro "maluco" ou "tarado", mas dos que gostam de julgar e coscuvilhar. Esses são mais comuns e às vezes podem influenciar os outros e tornar o nosso dia a dia mais difícil.
Como a vizinha que nas conversas dela nos vai pintar como criminosos porque acha o nosso carro demasiado bom para os nossos rendimentos, ou como forretas porque conduzimos um carro modesto com um bom salário.

Isto não quer dizer que é preciso viver como paranóicos, às vezes o mundo pode surpreender pela positiva.

Por exemplo, quando decidi começar a usar o MSN criei outra conta de e-mail com receio de ter de aturar spam e melgas na minha conta "principal". O tempo foi passando e vi que o spam era tratado pelos filtros automáticos e que para além disso podia facilmente filtrar o que quisesse.
Por isso, agora já não me preocupo tanto e divulgo os meus e-mails mais facilmente.

Mas isso foi uma decisão que eu tomei, não me importo que uma pessoa qualquer saiba o meu e-mail porque penso que vou poder lidar com as "melgas".
Estas decisões são diferentes para cada pessoa, dependem de que informação é, a quem é que vai ser dada e da sociedade em que a pessoa vive. Se o que vamos dar não importa, se confiamos nas pessoas, ou se a opinião delas não vai ser relevante então tudo bem, mas nem sempre é assim, e o facto de não haver problemas para nós não quer dizer que seja assim para todos.

Todos nós podemos ter algo a esconder, coisas diferentes de pessoas diferentes conforme confiamos nelas ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário