terça-feira, 15 de junho de 2010

Um pedaço dos céus

Vendo as noticias na web descubro que uma sonda talvez tenha trazido um pouco de poeira do asteróide 25143 Itokawa de volta à Terra , um pequeno pedaço da nossa tecnologia viajou distâncias incríveis, encontrou o seu alvo no meio de um vazio imenso, transmitiu o que viu, tentou agarrar um pedaço dos céus e agora está de volta depois de 7 anos de problemas com equipamento experimental, improvisações e sorte.

É um triunfo, algo novo de que devíamos estar orgulhosos, devíamos desviar a nossa atenção por uns minutos do raio das crises do Euro e das manobras politicas e apreciar isto, e continuar, dar seguimento às nossas explorações.

Quando vejo estas noticias penso que podemos ter aqui algo com que sonhar, explorar, conhecer o que nos rodeia, e quem sabe um dia plantar uma colónia ou duas, uma nova cultura, um novo começo um pouco mais de vida no universo.

Parece uma boa causa, mesmo que seja preciso dedicar alguns biliões de euros (ou dólares), sempre é melhor do que usá-los para engordar elites em esquemas financeiros. Talvez seja o melhor a fazer, exportar um pouco de nós enquanto podemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário