segunda-feira, 7 de junho de 2010

Uma lição de confiança, auto-estima e essas coisas todas

Quando passo pelas livrarias há sempre uma secção cheia de livros sobre como aumentar a confiança e a auto-estima, olhando para as capas parece ser preciso entrar em contacto com anjos, dominar luzes interiores, procurar ajuda de extraterrestres, com tanta teoria isto parece ser um verdadeiro bicho de sete cabeças. E pior, muitas destas coisas parecem não fazer sentido, a não ser como maneira de vender livros.

Até agora não tinha ligado muito a isto, mas hoje tive um pequeno momento de inspiração, olho para as notícias na web e vejo que a Coreia do Norte afirma ter inventado uma bebida milagrosa, previne doenças, faz bem à pele, multiplica as células cerebrais, não tem efeitos secundários, e isto vindo do país que tem a sorte de ter um glorioso líder que é o melhor golfista do mundo, escreve óperas e controla o tempo, ok, ok, chega.

É óbvio que os nossos amigos no regime Coreano desligaram o cérebro da realidade por um bom bocado, têm um descaramento de proporções épicas, e talvez seja essa a resposta, ignorar os métodos complicados e as lógicas retorcidas e simplesmente agir, dizer ou escrever.

Pondo as coisas de outra forma, se um ser humano consegue dizer aquelas barbaridades sem morrer a rir ou perder o juízo, então certamente nós podemos esquecer as cautelas e as preocupações por um pouco e dizer que somos bonitos, alegres e tudo o mais. Se aquele individuo consegue levantar um autocarro com uma mão sem partir o braço, então de certeza que consigo levantar uma caixa de fósforos.

Bom, convém não fazer exactamente o que eles fazem, nós não temos uma policia secreta ao nosso lado para convencer o mundo de que as coisas funcionam como nós dizemos, mas também não é preciso tanto, basta um bocadinho, eles ligam o cérebro a uma versão demente da realidade, nós mudamos a nossa percepção um bocadinho para o lado optimista...

Sem comentários:

Enviar um comentário