quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O raio da morte acidental

Há uma história sobre Arquimedes que diz que ele teria inventado um sistema de espelhos capaz de concentrar a luz do sol e incendiar navios à distância. E como a ideia de um "raio da morte" da Grécia antiga é boa demais para deixar passar sem experimentar, já houve bastante gente a tentar incendiar coisas com espelhos.

Olhando para os resultados das experiências, incendiar um navio inteiro parece improvável, mas a luz concentrada numa área consegue tornar as coisas mesmo muito quentes e até pegar fogo a um objecto facilmente inflamável.

O truque é usar coisas reflectoras colocadas de forma a enviar a luz em direcção ao mesmo ponto. Não têm de ser espelhos, podem ser janelas, como as de um edifício moderno, um hotel por exemplo. Colocadas numa fachada curva que em certas alturas do dia vai apanhar os raios do sol no ângulo certo para fazer cair um belo concentrado de luz quentinha...

... na piscina do hotel, e pronto, estamos a esturricar banhistas com a invenção do Arquimedes!

Porreiro, e já agora que penso nisto, um belo dia de sol, muitos Portugueses, muitos espelhos, um olá "caloroso" para alguns dos nossos "líderes"\gestores\presidentes?

3 comentários:

  1. Pois um belo para ti e para mim, e para quem trabalha ou estuda neste país. Mas Paulo não envio nenhum olá "caloroso", aos nossos líderes, gestores e presidentes. Sei que deves estar a gozar, só pode. A esses desejo-lhes que paguem pela sua incompetência e inconsciência, por tudo o que têm feito de mal, e por tudo o que têm deixado que se faça de falcatruas neste país.
    Tem um bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Estava a brincar, a imaginar umas centenas de Portugueses cada a um usar o seu espelho para mandar um raio de sol em direcção ao nosso "amigo" Sócrates (por exemplo), imagina-o a ficar quentinho, quente, quente, quente...

    (Escolhi o Sócrates como exemplo por não gostar muito da atitude e das políticas dele, se gostas do homem, desculpa...)

    ResponderEliminar
  3. Paulo, podes dizer mal deles todos à tua vontade,porque eu sou a primeira a chamar-lhes tudo. Estou desiludida, tantas esperanças que eu tive, como eu devem estar milhares, ou talvez milhões. Uns verdadeiros trastes, é o que eles me saíram quase todos.Vígaros, oportunistas, corruptos, falsos, mentirosos, queres mais?
    Olha tem um Bom Feriado.Um abraço

    ResponderEliminar