sábado, 14 de maio de 2011

Uma forma engraçada de dizer as coisas...

Vinha hoje no metro a caminho de casa quando reparei num cartaz, "Mexa-se pela esclorose", se não me engano.

Este é um daqueles pequenos mistérios da vida, às vezes quando alguém fala de corridas\espetáculos\dias mundiais\etc que tentam ajudar ou sensibilizar o público para um problema qualquer, chama à iniciativa "qualquer coisa pelo problema" ou o "dia do problema", a "Marcha pela fome em África" ou o "Dia do cancro da mama", por exemplo.

E vem-me sempre a mesma ideia à cabeça, não querias dizer antes a "Marcha contra a fome em África"? Levando as palavras à letra, o "Dia do cancro" parece que vai promover o cancro, com folhetos e amostras grátis.

Engraçado como a nossa maneira de falar ganha um significado surreal quando lhe aplicamos a lógica.

E já agora, se alguém me perguntar como vai a constipação, ela está a piorar, e eu pelo contrário, a melhorar...

2 comentários:

  1. Concordo contigo, e pior, parece que só se lembram desses problemas nos dias estipulados, depois esquecem-se até ao próximo.
    Quanto ao meu fim de semana de sortuda é um dos privilégios de ter trocado a cidade pelo campo:) e também o azar de estar desempregada:(
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Sim, essa é outra coisa engraçada dos "Dia do...", normalmente vejo que é para um problema mais do que conhecido ou algo obscuro que me faz pensar se vale a pena o esforço de estampar as t-shirts.

    Mas somos assim, não somos uma espécie muito racional, ficamos preocupados com o que nos impressiona mais e está à nossa frente, não necessariamente com o que é mais importante.

    E viver no campo parece fantástico, paz e sossego num lugar que os nossos "iluminados" de Lisboa nem sequer sabem que existe (o dia em que passam por lá para cortar a fita da inauguração do sinal trânsito não conta!)... :)

    ResponderEliminar