quinta-feira, 26 de abril de 2012

Espreitando o tráfego marítimo antes de dormir

Como hoje foi 25 de Abril e me apetece ser educativo, mas não vi um boi dos discursos do Cavaco e amigos, vou deixar aqui um site que é útil e instrutivo, e que costumo espreitar de vez em quando:

http://www.marinetraffic.com

Esta maravilha de site mostra a posição actual  dos navios ao largo da costa de (quase) qualquer região do mundo, da Patagónia à Gronelândia, ao largo de Cascais, eles estão lá, com latitude e longitude, velocidade, porto de destino, país onde está registado, tipo e fotos!

Por exemplo, agora passou pelo ponte 25 de Abril o cargueiro AB Valencia, a 9 nós em direcção a Lisboa, com bandeira de Antigua e 94m de comprimento. Ao mesmo tempo, ao largo da Gronelândia, o pesqueiro Markus segue para sul a 4 nós, e perto dos Açores, o petroleiro Ioannis de Malta, navega para Gibraltar.

Fantástico, até dá para apanhar os cacilheiros, olhando para o Tejo na altura certa. Um mundo inteiro cheio de  navios de todas as formas e tamanhos a navegar lá fora e nós podemos assistir em qualquer altura.

Isto sim é educativo, quem precisa de discursos?


3 comentários:

  1. Olha Paulo quero agradecer-te por este post, só tu mesmo para descobrires isto. Fui ver, e escolhi logo em primeiro lugar os azuis (navios de passageiros) vi vários mas há um neste momento perto de Marbella, que se chama Princess Daphne, com bandeira de Portugal e que se dirige para Cádiz.
    Adorava fazer um Cruzeiro às Ilhas Gregas, está na minha lista de coisas a realizar. Bjs e bom resto de feriado.

    ResponderEliminar
  2. Já agora quando for no Cruzeiro, prometo que te digo o nome do navio, hora e local de partida,deve ser em Veneza ou Atenas, assim vais controlando, não vá ter a sorte de me calhar um comandante italiano como aquele do barco que encalhou cheio de gente, não me lembra agora o nome. Um abraço

    ResponderEliminar
  3. De nada :), ainda bem que gostaste. Vou controlar e se ele passar muito perto da costa, aviso para teres tempo de agarrar uma bóia e saltar para a água. :)
    Abraço

    ResponderEliminar