terça-feira, 20 de abril de 2010

The Jennifer Morgue

Mais uma descoberta na Tema, um agente secreto Britânico que protege o mundo de ameaças extraterrestres e sobrenaturais pode não parecer uma ideia muito original para um livro, mas as aparências enganam...

Nas profundezas de uma agência secreta entre pilhas de papelada e mobiliário delapidado encontramos Bob Howard, agente secreto. O trabalho dele é salvar o mundo de indivíduos megalómanos, organizações sinistras, tiranos ferozes, enfim, todas aquelas coisas que um agente secreto costuma fazer nos filmes.

Mas com algumas complicações...

Primeiro, a existência de outras dimensões com habitantes muito mal comportados e a possibilidade de abrir portas para lá com a matemática e a geometria certas, no mundo do Bob o oculto funciona (bem demais) e pode ser incluído nas apresentações de Powerpoint.

Segundo, o Powerpoint, a burocracia, os orçamentos apertados, ter de de ser informático quando não está a salvar o mundo, ser agente secreto é um trabalho a tempo inteiro, não uma desculpa para viver à grande.

Terceiro, o nosso herói é uma pessoa terrivelmente comum. Não é especialmente charmoso, nem forte, nem habituado à alta sociedade. Os agentes nos filmes estão habituados a carros de alta cilindrada blindados com assento ejectável, ele tem de se arranjar com um Smart ejectável (sim, o carro todo!).

E é isso o que torna o livro realmente bom, as aventuras de um funcionário público contra os terrores interdimensionais, ou como salvar a Terra com coragem e uma pen usb.

E não esquecer de fazer o relatório das despesas depois...

Sem comentários:

Enviar um comentário