quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tragédia Grega

Num belo dia tudo normal, noutro acordo e descubro montes de noticias sobre a queda do rating, pânico e desgraça, medo na bolsa, chuvas de sapos, cães e gatos a fornicarem nas ruas! Algumas pessoas dizem que é só uma questão das nossas contas estarem desiquilibradas, "basta" cortar as nossas despesas ou aumentar as receitas e tudo se resolve.

Mas uma passagem pela web destrói essa ilusão, o mundo da finança é complicado e assenta tanto em questões de confiança, reputação, rumores como em factos reais. É como uma manada de zebras, se um bicho predador qualquer ataca uma desatam todas a fugir em pânico.

E a nossa manada Europeia tem uma zebra mais fraca do que as outras, a Grécia, metida em sarilhos ainda maiores do que os nossos, um rating descrito como "lixo", se ela falir cai um país da "Zona Euro" e lá se vai a confiança na moeda e nas economias Europeias, incluindo (mas não apenas) a nossa, e se esse género de pânico começa não vai ficar só na Europa, lá vamos nós noutra grande crise financeira tão má quanto a última ou talvez ainda pior.

Bem, é melhor parar de especular, não posso fazer nada em relação a isto de qualquer maneira, se esta coisa acaba com o Euro não há poupanças que nos salvem nem lugar para onde fugir, o melhor mesmo é ir vivendo e aproveitando enquanto o grande lobo mau do colapso financeiro não vem.

Sem comentários:

Enviar um comentário