segunda-feira, 28 de junho de 2010

O grande mocho esquecido


Era uma vez um aparelho futurista construído em 1920 e pouco, enorme, feito de materiais de alta tecnologia, concebido para mudar o transporte aéreo, era o LWF Owl, o grande "mocho".

A grande ideia por detrás dele era a do avião "3 em 1", avião postal, de passageiros e bombardeiro para a força aérea dos Estados Unidos, usando 3 fuselagens bastaria mudar a do meio para ter um avião diferente, aproveitando os motores, asas e tudo o resto.

Fabricado com camadas da melhor madeira moldadas e coladas para formar uma estrutura leve e resistente, grande para a a sua época, tinha alguns problemas com uma aerodinâmica prejudicada pelos cabos e os suportes da sua estrutura e por não poder perder um motor sem entrar em dificuldades.

Mesmo com problemas de potência e performance ainda conseguiu fazer vários voos de teste, mas no fim não foi o suficiente para convencer clientes e iniciar a produção em série, e assim depois dos testes acabou por ser posto de lado e queimado.

E hoje (quase) ninguém se lembra do grande "mocho", encontrei-o por acaso numa revista de aviação, procurando na web, há mais duas revistas arquivadas aqui e aqui , foi uma das curiosidades da história da aviação, o avião modular que quase fez história, talvez com um pouco mais de potência e testes mais bem sucedidos ou uma força aérea um pouco mais generosa...

4 comentários:

  1. SUUUUUUUUUUUUUrrisinhos loucos tipo grande mocho:):):):)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, bela distribuidora de SUUUUUUUUrrisinhos. :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei da sua visita e do seu comentário. De certa forma,... entendo mas... enfim.
    Mudando de assunto, passarei mais vezes por seu "espaço".
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, e terei todo o prazer em receber as tuas visitas :)

    ResponderEliminar